Dia 22 de novembro de 2024, manhã, decidimos plantar um girassol no vaso de flores em espera. O Davi pegou a semente, abriu um buraco na terra preta, colocou a semente, tapou o buraco e umedeceu a terra para que a sementinha brote. Foi muito legal!
Dia 18 de agosto de 2024 voltei de Encantado/RS para Canoas/RS com meu filho. Pela RS130 existe um desvio devido a derrubada de uma ponte na tragédia climática meses antes. Decidi parar um pouco para ver como estava. Existe uma passarela flutuante para travessia de pedestres sob cuidado militar. Tirei algumas fotos e, ao retornar, percebi uma garrafa PET 2L no chão. Trágico. Resolvi dobrar bem amassada para levar ao local adequado de resíduos sólidos urbanos recicláveis. Meu filho ficou muito feliz e lembramos da Feira Ambiental da Escola La Salle Niterói que fomos. Logo apareceram outros resíduos e uma sacola atirada. Falei que uma por dia já é uma vitória. Ao final: Um Outdoor avisando que é uma área de Proteção Ambiental. Vamos cuidar galera! Enchemos uma sacola e pudemos separar o que vale e o que não vale. Mais vale, vale e tá valendo!
Dia 17 de setembro de 2024 pela manhã, fui para o Parque Getúlio Vargas em Canoas/RS com meu filho. Andamos um pouco pelos caminhos entre parque antigo e novo e vimos um Sr. com seu cachorro saindo de uma trilha diferente das habituais, havia até um barranco para o acesso. Davi pegou um grande embalo para conseguir subir de primeira. Caminhando por lá, alguns resíduos. Trágico. Avisa geral que isso não pode. Vimos em um momento que havia umas garrafas pet e uma sacola. Estou pensando em levar uma depois disso. Enchi rápido e boa parte da trilha ficou muito mais encantadora. Havia até uma concha que nunca vi na praia. Tem muitas trilhas e isso é muito legal. Jogamos bola, pegamos sol, fizemos exercício e pulamos a lava... Vamos cuidar galera! Mais vale, vale e tá valendo!
Dia 15 de novembro de 2024, noite, decidi fazer um suco de melancia. Já estava passando do ponto na geladeira. E o melhor, sem embalagens e resíduos, além de uma deliciosa casca de melancia, como podem ver. DaVi ViDa (Davi quem escreveu o nome).
Saibam que possuo, na memória, três receitas de suco de fruta fake (suco de uma fruta que não é utilizada no preparo e fica perfeita em cheiro, cor, textura e sabor). Elas são indígenas, de um livro guarani feito nas Missões Jesuíticas do RS. Ele é terceira edição e já está escrito em português. Eu lembro de ter lido na infância as três receitas: Melancia (muito fácil), Morango (o mais complicado) e Kiwi (perfeito e inusitado). É incrível como lembrei, no início do ano passado, quando haviam todos ingredientes ao meu alcance. Aí fica fácil!
Podem ficar curiosos!
Dia 24 de novembro de 2024, tarde, fui com o Davi no parque. Encontrei alguns pequenos resíduos (trágico!) e decidi pegar um limpo pra colocar na lixeira. Já fiz minha parte. O Davi encontrou na Eco Adventure um motivo pra trilhar nesse parque, como podem ver abaixo. Espero que sempre estejam limpas estas trilhas incríveis. Tá bom, galera!?
Fez sua parte?
Quer mostrar? utiecher@gmail.com