Nesta matéria, a revista Exame apresenta um projeto de reflorestamento chamado, "SOS Mata Atlântica" e patrocinado pela Heineken. Ela prova: "a cerveja tem tudo a ver com mudanças climáticas". Imagine que o mundo aqueça mais ou menos. Você não poderá pensar em cerveja! Por quê? Com um aumento de temperatura, a área de cultivo agrícola pode perder um pouco de eficiência. Então, açaí e cerveja correm sério risco de terem sua área diminuída por outras prioridades. Pense, logo preserve!
O Projeto "SOS Mata Atlântica" foi capaz de aumentar o volume de água na cidade de Itu em cerca de 20%. O reflorestamento respeitou o bioma e também rendeu ganhos em biodiversidade e preservação das nascentes. Encostas bem preservadas são capazes de minimizar deslizamentos de terra que causam enormes transtornos.
Vou tomar uma, Itu?
UTiecher, 2024.
Este projeto foi apresentado em COP09 e o piloto começou em 2012. A intenção é produzir água potável, energia limpa e alimentos em pleno deserto do Saara. O mais legal é que existem países como a Austrália interessados nele. Outros países, como a China, já realizaram com sucesso o reflorestamento ecológico em pleno deserto.
O maior sonho ecológico é transformar os desertos em florestas.
UTiecher, 2024.