O relatório de Riscos de Desastres Interligados de 2025, Virando uma Nova Folha, publicado pelo Instituto do Ambiente e da Segurança Humana da Universidade da ONU muda o foco do diagnóstico de problemas para o mapeamento de soluções.
Muitas das soluções atuais são superficiais e que, para criar mudanças duradouras, precisamos de questionar as estruturas sociais e as mentalidades que perpetuam estes desafios.
“A sociedade está numa encruzilhada”, segundo o Prof. Shen Xiaomeng, diretor da Universidade da ONU. Os cientistas alertam, há muitos anos, para os danos ao planeta e como pará-los. O consumo de combustíveis fósseis continua a atingir níveis recorde. Existe a grave crise de resíduos, mas a projeção é de que o lixo doméstico duplique até 2050.
O relatório lança perguntas e uma análise holística sobre as ações humanos e que mudanças podem ser feitas.
Empresas, frequentemente, se utilizam de propaganda ambientalista para conquistar clientes seletos influenciadores. Este público, atualmente, valoriza os produtos e serviços como nenhum outro.
Algumas destas propagandas não são fiéis a realidade apresentada. Existe, neste contraditório, uma séria cobrança por mudanças e novos projetos. Estes novos projetos podem trazer benefícios incalculáveis e ainda grandes retornos financeiros no médio prazo. Porém, dependem de um grande empenho, por parte das empresas, para se tornarem possíveis.
Greenwashing é uma prática julgada como ruim por alguns ambientalistas, mas torna possível mensurar impactos positivos de um projeto ou muitos. Gera expectativa de mudança positiva e exigência por parte do cliente. Esse é o jogo da mudança.
Como a mentira tem "perna curta", greenwashing pode acabar tornando as pessoas e empresas de todo tipo mais "verdes". Eu curto "greenwashing" para deixar de ser, pela ecologia.
UTiecher, 2024.
UAtualmente, existem muitas empresas que autoproclamam serem empresas ambientalmente responsáveis. Fazem isto para conquistar um mercado muito cobiçado.
Existe, até mesmo, a propaganda sobre a maneira adequada para minimizar os danos ao meio ambiente. Através dos serviços prestados com orientação as boas práticas, pode-se transformar a maneira como realizamos as nossas operações no nosso dia-a-dia, economizando recursos importantes.
Será que estas empresas são verdadeiramente verdes? Para isso, é importante a regulação com parâmetros que permitam esta declaração.
UTiecher, 2010, 2024.