A Permacultura é trabalhar com a natureza, e não contra ela. É olhar os sistemas em todas as suas funções ao invés de tirar apenas um fruto deles, e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.
UTiecher, 2024.
Brasil poderá ter política de educação para o consumo sustentável
Projeto de Lei da Câmara - PLC 270/09 - que institui uma política de educação para o consumo sustentável foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal no dia 9 de novembro de 2010. A proposta visa incentivar a escola a fomentar nos jovens práticas conscientes quanto à preservação do meio ambiente.
O projeto é da deputada Rebecca Garcia (PP-AM) e objetiva a adoção de práticas de consumo e de técnicas de produção ecologicamente sustentáveis. Consumo sustentável, de acordo com o projeto, é o uso dos recursos naturais de forma a garantir qualidade de vida para a geração atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Entre as medidas propostas, o substitutivo do relator na CMA, senador Renato Casagrande (PSB-ES) sugere estímulo à redução do consumo de água e energia nos ambientes residenciais e profissionais; à reciclagem de resíduos sólidos, alguns considerados perigosos ou de difícil decomposição, como pilhas, pneus e lâmpadas; e à exploração dos recursos naturais com base em técnicas de manejo ecologicamente sustentáveis.
A proposta também prevê campanhas educativas nos meios de comunicação e capacitação dos professores dos ensinos fundamental e médio também como forma de reforçar a conscientização dos brasileiros sobre o consumo sustentável.
Fonte: http://www.agrosoft.org.br/agropag/216157.htm
UTiecher, 2009, 2024.
O Instituto de Permacultura do RGS (IPERS) nasceu em 1998, em Porto Alegre, 5 anos após o curso dado por Bill Mollison no CAD - Centro Agrícola Demonstrativo por um grupo de pessoas com formação em sociologia, ecologia, saúde e química, sedentos para botar em prática a transdisciplinaridade ética. Formalmente estruturado como entidade sem fins lucrativos (ONG) e com específica finalidade educacional e de pesquisa, o Instituto mantém-se independente de outras organizações. Cumprindo sua finalidade dedica-se a ensinar a Permacultura de acordo com o estabelecido por Bill Mollison, além de recolher, salvar e divulgar conhecimentos úteis, práticos, aplicáveis, seguros, apropriados para à realidade regional, visando apoiar a criação de comunidades em ambientes produtivos, sempre em consonância com a Cosmoética.
O objetivo é conduzir a uma postura física e mental nova, evolutiva, com hábitos de respiração, alimentação, lazer e trabalho, adequados à estrutura psico-biológica do ser humano e à segurança planetária.
Fonte:http://www.permacultura-rs.org.br/newsite/modules/mastop_publish/?tac=O_IPERS
UTiecher, 2010, 2024.