Tupã é um deus do trovão que normalmente é considerado como uma divindade suprema e criadora. Assim como Zeus, ele é visto como pai dos outros deus e rege o mundo. Ele avisa.
O sol, assim como em muitas religiões primitivas, também acaba adotando uma posição importante. Constantemente relatado como irmão de Jaci, ele é quem dá a vida a todas as coisas da terra.
Os indígenas acreditam que Sumé é um guardião da agricultura e também é o responsável pela disciplina e organização social dos povos indígenas. Ele também foi o responsável por ensinar o cozimento e preparação da macaxeira, amplamente conhecida como "mandioca" e regionalmente conhecido como aipim. Todo mundo conhece.
A terceira divindade também é relacionada a um corpo celeste. Neste caso estamos falando da lua, que foi criada para iluminar o período da noite. Protegendo animais e amantes.
A nossa última participação ilustre fala sobre a deusa das águas, uma representação brasileira das sereias. Iara possui uma voz apaixonante que conquista a maioria dos pescadores. Cuida das nascentes.
As caiporas, e não a Caipora, também são divindades que servem para proteger a mata e toda a sua vida. Seu principal objetivo é confundir caçadores fazendo com que eles se percam dentro da mata.
Mas elas também gostam de pregar peças nos que se adentram mata a dentro. Sendo comum dar um presente para as caiporas antes de entrar na mata. Se cuide.
Conhecido como deus do submundo ou territórios infernais, Anhangá é um dos deuses presentes na mitologia da tribo tupi guarani. É um espírito andarilho que pode tomar forma de vários animais. Também é considerado inimigo de Tupã. Apesar de ser considerado um protetor dos animais e caçadores, também é associado ao mal. Melhor não conhecê-lo.
Protetora das lavouras e das moradias indígenas, Ceuci foi comparada pelos colonizadores católicos à Virgem Maria, por ter dado à luz de maneira milagrosa: seu filho, Jurupari – espírito guia. Quer que todos fiquem bem.
A deusa Ticê foi considerada, dentro da mitologia tupi-guarani, a deusa do submundo. Diz a lenda que as pessoas a temiam muito pela grandiosidade de poder que ela tinha. Suas habilidades mágicas dentro da feitiçaria eram justificadas pela quantidade de segredos que Ticê conhecia.
Ticê começou como feiticeira, buscando conhecimento mágicos e querendo elevar seus poderes. Fazendo isso, a feiticeira conseguiu ser elevada ao nível de deusa. Além disso, a deusa era conhecida por dominar a maldade e a inveja no coração de todos. Era como se esses sentimentos fossem plantados por ela.