O Projeto Arara Azul, idealizado pela bióloga Neiva Guedes em 1989, busca promover a conservação das araras-azuis e da biodiversidade do Pantanal. Desde o começo, a iniciativa já contava com o apoio da Toyota e, a partir de 2009, passou a ser patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil.
Dentre as principais atividades do Projeto estão o monitoramento de ninhos e de filhotes de araras-azuis, o manejo de ninhos naturais e artificiais e ações voltadas para a educação ambiental. Além disso, a iniciativa também organiza workshops sobre conservação e cidadania, geração de renda para a população local e conscientização para o turismo sustentável.
Devido aos esforços realizados, houve um aumento considerável na população de araras-azuis no Pantanal Mato-grossense. No entanto, por se tratar de um animal sensível às intempéries naturais e provocadas pelo homem, o trabalho deve ser contínuo e perene a fim de amenizar os possíveis impactos.
O Instituto Arara Azul, responsável pelo Projeto, também realiza outras atividades e pesquisas. Um deles é o projeto Aves Urbanas, que visa conservar as araras-canindé e outras aves que se reproduzem em cavidades de árvores presentes na área urbana.
Para o Projeto, conservar as araras-azuis e o ambiente em que ela vive e se reproduz vai além do cuidado com esta espécie. Representa, também, ganhos expressivos para toda a biodiversidade do ecossistema em que vivem
Somos uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro mais justo e saudável para todos, no qual sociedade e natureza vivam em harmonia.
Para atingir esse objetivo, acreditamos no diálogo e na articulação com diferentes setores da sociedade: comunidades tradicionais, organizações locais, empresas e governo. Mas, acima de tudo, buscamos fortalecer a atuação de populações e iniciativas que estão na linha de frente da proteção dos biomas brasileiros.
O ano letivo está começando e para ajudar professores a incluir a educação socioambiental no dia a dia escolar, lançamos um conjunto de atividades pedagógicas sobre a Amazônia, baseadas na nossa série de vídeos Amazônia Explicada. As atividades consideram as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ajudam a investigar os temas relacionados à floresta, como o desmatamento, os povos indígenas e a questão climática, a partir de conceitos das disciplinas escolares, como biologia, geografia e linguagem.
Conhece algum projeto?
Quer mostrar? utiecher@gmail.com